top of page
CAPA GESTÃO ESCOLAR.jpg

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: AVANÇOS, DESAFIOS, PERSPECTIVAS

Eduygina Karla de Oliveira Carvalho

Cristiano de Assis Silva

Maria Loureto de Lima

Antonia Angela de Lima

Apresentação

A finalidade fundamental deste estudo é desenvolver uma análise em torno da Gestão escolar democrática a partir de três pressupostos básico: primeiro faz uma distinção entre liderança e gestão, mostrando a distinção entre o que seja um gestor chefe e um gestor líder, evidenciando assim a relevância de cada modelo dentro do processo; o segundo, reflete sobre a Gestão Escolar Democrática na perspectiva do gestor líder, evidenciando que, dentro deste processo, a capacidade de liderar e não de gerir, tem valor preponderante, uma vez que não se estabelece imposição de um chefe sobre os subordinados; por fim, analisa a dupla função que as instituições de ensino adquiriram em função do novo formato econômico e social da sociedade, significando dizer que à escola, no dias atuais, cabe a função não apenas de ensinar, mas também de educar, uma vez que os pais não dispõe mais desse tempo e, neste sentido, reflete-se sobre o papel da Gestão Escolar Democrática diante desta realidade.

 

ISBN: 978-65-88220-47-4

N° PÁG: 87

bottom of page