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AS DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL:  NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS – PB.

Maria Loureto de Lima

Rosa Maria Elias de França

Antonia Angela de Lima

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Apresentação

Pode-se dizer que o processo de leitura e escrita não se trata apenas de um produto final do processo escolar, mas sim, uma importante conquista para o desenvolvimento de uma sociedade. O aluno ao aprender a ler e escrever começa a desenvolver melhor a linguagem tornando-se mais comunicativo, fazendo parte de um grupo social com vida e histórias individuais. Todo esse processo facilita na construção da aprendizagem do aluno. Segundo Alves (2007), a aprendizagem pode ser definida como uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência. E pode ser caracterizada pelo estilo sistemático e intencional e pela organização das atividades que a desencadeiam, atividades que se implantam em um quadro de finalidades e exigências determinadas pela instituição escolar. Todo o processo de aprendizagem manifesta-se como uma maneira como os indivíduos adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e muda o comportamento, isto se trata de um processo bastante complexo que, dificilmente, se pode ser explicado apenas através de recortes do todo.

ISBN: 978-65-88220-70-2

N° PÁG: 83

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